quinta-feira, 17 de março de 2011

Massinha de modelar para alérgicos!

Vamos fazer uma meleca?
Quando o meu filho era menorzinho, tinha uma grave alergia, entre os produtos eleitos para a rejeição, o glúten estava entre eles. As opções para driblar o problema sempre apareciam para nos socorrer, da minha cunhada Telma, ganhei um livro de brincadeiras para crianças pequenas, uma delícia de livro, cheio de brincadeiras seguras para o meu pequeno.
Brincar de massinha era proibido, por inúmeros fatores, quase todas tem glúten, quando não é isso, aparece o corante para complicar a vida, essa massinha foi um achado! Abaixo transcrevo a receita retirada do livro para vocês.
Material
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de sal
1 xícara de água quente
1/2 xícara de água fria
tigela e colher para misturar e fogão.
Misture o amido de milho na tigela com a água fria, peça ajuda para a criança, eles adoram participar e colocar a mãozinha no amido líquido, tem uma textura diferente, caso a criança goste muito, vale a pena dar uma vasilha só para ela brincar com essa mistura enquanto a massinha não fica pronta.
No fogão coloque a xícara de água para ferver e adicione o sal, depois de ferver, junte o amido com a água fria na panela aos poucos, mexendo bem até terminar de cozinhar. Deve ficar com aspecto de massa de bolo, desgrudando da panela. Vire sobre uma mesa ou bancada préviamente limpa para esfriar e depois de fria, sove a massa para ficar homogênea. As crianças adoram essa fase de sovar, apertar... Tenha certeza que a massa está completamente fria antes de deixar a criança tocar. Caso depois ela fique gurdenta, pode adicionar mais amido de milho em pó, polvilhando, e rolar a massa sobre o pó.
A massa de amido pode ser guardada por um tempo desde que seja em uma vasilha fechada hermeticamente. As esculturas secam ao tempo. Você pode usar bandejas de isopor que vem em verduras para apoiar as esculturas, elas podem ser reutilizadas depois, um prato ou a tampa de uma lata também serve.
Caso seu filho não tenha alergia a corante, você pode adicionar corante alimentar durante o cozimento. pingue ou salpique o corante aos poucos até chegar na cor desejada.
O meu filho no começo ficou um pouco desconfiado de toda aquela meleca, mas logo acabou se soltando e dando grandes gargalhadas com suas melecas.
Separe uma área segura para a criança brincar, que ela não se machuque ou danifique nada.
Experimentem, a partir do momento que as crianças sentam já podemos fazer isso com elas, adoram! Espero que gostem,
abraços Adriana
Mãe
Caixa de Brincar

Referência bibliográfica:
Iniciação à arte para crianças pequenas
Mary Ann F. Kohl
Editora artmed


Nenhum comentário:

Postar um comentário